Por: David Em: fevereiro 16, 2013 Em: Sem categoria Comentários: 0

– Primeira questão: É Ioga ou Yoga?

Yoga com o fechado é a forma correta, pois é a pronúncia em sânscrito, língua oficial da Índia e uma das mais antigas da humanidade. Deve ser dita no masculino, o Yoga. Ioga é a grafia aceita em português e pronuncia-se com “o” aberto e no feminino. Yoga com “o” aberto não existe e nenhuma das formas deve ser acentuada.

Explica-se que a palavra Yoga, pronunciada como no sânscrito, é sagrada e ressoa seu significado deunião por todo o universo. União/integração do ser humano em todas as suas esferas para sua união/integração com Deus.

 

– Segunda questão: O que é exatamente o Yoga?

Yoga, antes de tudo o que você imagina, é uma filosofia de vida. Muito antes de sua parte prática, a qual, nós ocidentais, estamos familiarizados.

O Yoga como filosofia é muito antigo e seus ensinamentos foram passados verbalmente por gerações. Aproximadamente no ano 200 a.C, Patanjali, um cientista indiano, a codificou, dividindo-a em 8 passos para atingir a perfeição ou a auto-realização:

1. Conduta mora e ética, 2. Conduta disciplinar, 3. Posturas psicofísicas, 4. Controle da respiração, 5. Introspecção dos sentidos, 6. Concentração, 7. Meditação, 8. Iluminação

Segundo Patanjali, o Yoga deve ser seguido à risca e na ordem descrita, sendo impossível pular passos, pois cada conceito encontra-se intrincado ao outro.

Conseguimos imaginar como seria bom viver todos esses preceitos. Mas para começarmos, aqui no ocidente, podemos trabalhar as posturas e a respiração, pois estamos mais ligados a essas esferas do nosso ser. Os conceitos seguintes são incluídos ao longo da prática, até chegarmos ao nosso grande objetivo, o controle da mente e a meditação.

Trackback URL: http://www.espacoceleste.com.br/para-comecar-e-ioga-ou-yoga/trackback/