Por: David Em: junho 04, 2019 Em: Sem categoria Comentários: 0

Os cinco elementos materiais – ÉTER (ESPAÇO), AR, FOGO, ÁGUA E TERRA – são as substâncias básicas eternas e acredita-se que sejam os primeiros constituintes através dos quais o mundo físico se derivou. Estes cinco elementos básicos estão misturados entre si de maneira especial e específica para formar a diversidade no mundo físico. As várias criaturas do universo são diferentes umas das outras, devido as diferentes organizações destes cinco elementos.

 Nós, seres humanos, representamos o cosmos em sua microforma, pois nosso ser físico também é constituído dos cinco elementos básicos – ÉTER (ESPAÇO), AR, FOGO, ÁGUA E TERRA. Existe uma unidade fundamental entre todas as criaturas vivas no universo e tudo o que existe. Portanto, tudo em nossa volta nos afeta de alguma maneira, assim como nós afetamos também o nosso ambiente. Para haver equilíbrio e harmonia cósmicos é também essencial haver harmonia entre os cinco elementos sutis. Tudo em nosso cosmos está interconectado e interrelacionado, e os fundamentos do Ayurveda são baseados na manutenção da harmonia entre as várias forças da natureza.

Outra forma de entender isso é pensar que, assim como nosso corpo é formado por trilhões de células individuais, cada um de nós é também uma célula do imenso organismo chamado universo. Do mesmo modo como nossas células corporais, cada um de nós tem existência própria, mas estamos em relação com todas as coisas. É isso que a vida é – a relação com tudo.

Os antigos sábios usavam a teoria dos cinco grandes elementos para explicar como as forças internas e externas se unem.

OS CINCO ELEMENTOS
ÉTER AR FOGO ÁGUA TERRA
No Universo É o grande espaço vazio, o vácuo onde tudo o que existe se insere. É o que preenche todo o espaço vazio. É representado pelo sol, fonte de luz e calor que permite que haja vida no planeta Terra. Os oceanos, mares e rios que cobrem 71% do planeta Terra. O solo sobre o qual caminhamos no planeta.
No ser humano É o espaço vazio que existe entre os nossos órgãos, entre e dentro das nossas células. É o ar que preenche nossos pulmões. É representado pelo fogo digestivo que metaboliza todas as informações que captamos do universo. Cerca de 70% de nossa constituição física; é o que mantém nossa circulação e lubrificação. Os órgãos, músculos, ligamentos e tendões em nosso corpo.

Fonte:

Barros, Lúcia Cristina. De Luca, Márcia. Ayurveda: A Cultura do bem viver. Editora de Cultura: São Paulo, 2007

Rinpoche, Tenzin Wangyal. A cura através da forma, da energia e da luz: os cinco elementos no Xamanismo, no Tantra e no Dzogchen do Tibete. Teresópolis, RJ: Lúcida Letra, 2017

Verma, Vinod. Ayurveda: A Medicina Indiana que promove a Saúde Integral. Record: Nova Era, 2003

Trackback URL: http://www.espacoceleste.com.br/o-universo-em-voce/trackback/