Por: David Em: abril 24, 2019 Em: Ayurveda Comentários: 0

AYURVEDA

Palavra de origem sânscrita que significa “a ciência da vida e do bem viver”. Ayu significa “vida” ou “modo diário de vida”, e Veda “conhecimento”.

É a medicina tradicional e natural da Índia, considerada o sistema de promoção da saúde mais antigo do mundo. Pela tradição oral data de mais de 6.500 anos (a.C.). Os primeiros documentos históricos relativos a Ayurveda foram encontrados no Rig Veda e no Atharva Veda, dois dos quatro Vedas (livros de sabedoria) principais da antiga Índia. (Entre 3.500 a 5.000 anos).

 

É a ciência da vida cotidiana, cujo sistema de conhecimento evoluiu a partir da iluminação prática, filosófica e religiosa dos rishis (antigos videntes/sábios).

Ayurveda ensina que o homem é um microcosmo, um universo dentro de si mesmo. Filho das forças cósmicas do ambiente externo, o macrocosmo. Vê “saúde” e “doença” em termos holísticos, levando em consideração o relacionamento inerente entre o espírito individual e cósmico, consciência individual e cósmica, energia e matéria. Por isso, a saúde plena só pode ser atingida quando corpo, mente e alma estão em harmonia entre si e com o seu ambiente.

É uma ciência de vida curadora, médico-metafísica, a mãe de todas as artes de cura, pois nos dá ferramentas e incentiva à auto-responsabilidade na obtenção e manutenção da saúde, enfatiza os aspectos preventivos na prática clínica diária, é integrativa e holística pelo sentido da interdependência cósmica que reafirma, é um modo para redescobrir a dimensão espiritual da vida dentro de programas terapêuticos, por fim, é um método democrático de promoção da saúde e da longevidade, pois necessita de instalações e equipamentos muito simples para a sua prática, universalizando o acesso aos serviços de saúde.

De acordo com os livros sagrados (Vedas), o Yoga e a Ayurveda são ciências irmãs, que caminham juntas há milênios para benefício da humanidade. Enquanto a Ayurveda é a ciência védica da cura do corpo e da mente, que depende da autotransformação; o Yoga é a ciência védica da autotransformação, que depende do bom funcionamento do corpo e da mente. Ou seja, as duas disciplinas são interdependentes e têm seus efeitos potencializados quando associados.

Fontes Bibliográficas:

Barros, Lúcia Cristina. De Luca, Márcia. Ayurveda: A Cultura do bem viver. Editora de Cultura: São Paulo, 2007

Barros, Lúcia Cristina. De Luca, Márcia. Medicina Indiana Ayurveda. Coleção Caras Zen: São Paulo, 2004

Lad, Vasant. Ayurveda: A Ciência da Autocura – Um Guia Prático. Ground: São Paulo, 2007

Verma, Vinod. Ayurveda: A Medicina Indiana que promove a Saúde Integral. Record: Nova Era, 2003

Trackback URL: http://www.espacoceleste.com.br/o-que-e-ayurveda/trackback/